Conheça 9 festas tradicionais de Portugal e saiba quando visitá-las

Nossos irmãos portugueses possuem muitas semelhanças conosco, afinal, o Brasil foi colonizado por Portugal. Dividimos a língua, o catolicismo e algumas tradições, como a festa junina, tão forte no Brasil quanto em Portugal.

Ricos em cultura, os portugueses adoram uma festa regada a vinho e peixes, e celebram muitas datas comemorativas com festas tradicionais. A tradição aparece nas músicas, roupas, comida, bebidas, entre outros elementos. Se pretende visitar o país um dia, programe-se para viajar na época destas festividades, pois uma coisa é certa: a diversão tá garantida!

VIAGEM MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA DA FEIRA
Uma festa que vai agradar tanto crianças, quanto adultos. A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira é literalmente uma festa medieval, marcada por roupas à caráter e que acontece ao redor do castelo de Santa Maria da Feira. A festividade ocorre no início de agosto e tem duração de duas semanas. A programação inclui shows, espetáculos, animais para tirar fotos e um cenário que realmente parece ter saído da idade média.

FESTA DE SÃO JOÃO
Uma das festas mais tradicionais em Portugal acontece em junho, o que no Brasil seria semelhante à festa junina. Aparentemente, a tradição veio de Portugal, pois o país celebra no mesmo mês os santos e padroeiros de cada cidade. No caso de Porto, ao norte do país, a festa é de São João. Surpreendentemente, a festa tem origem pagã, de quando era celebro o solstício e as colheitas. Com a cristianização, a igreja transformou a data em uma homenagem aos santos.

Com um mês de duração, a festividade se espalha por outras cidades do norte, mas a festa mais conhecida é definitivamente a de Porto. Entre as tradições do evento, está a que as pessoas carregam martelos de plástico para martelar a cabeça dos amigos, além do tradicional lançamento de balões de papéis pelo ar. Outro destaque é a linda chuva de fogos de artifícios para finalizar a noite de procissão, no dia 24 de junho.

ROMARIA DE NOSSA SENHORA D’AGONIA
Esta é a maior romaria de Portugal, com origem no século XVIII, quando iniciou-se a devoção à Nossa Senhora D’Agonia na Capela de Bom Jesus, que hoje é conhecida como Capela de Nossa Senhora D’Agonia. A festa acontece em Viana do Castelo, no norte do país, durante quatro dias em agosto, com uma programação variada. O Cortejo Histórico-Etnográfico é uma das atrações – as pessoas desfilam pelas ruas com costumes típicos portugueses. Outro desfile importante é o Cortejo da mordomia, em que várias mulheres vestem-se com roupas típicas e peças de couro para preservar a memória das tradições portuguesas.

FESTA DA FLOR
A Festa da Flor acontece na primavera em Madeira. Ela simboliza a relação especial que estes lugares têm com as flores. Não é à toa que a Ilha da Madeira é conhecida como a “Ilha das Flores”, pois a ilha possui condições climáticas que favorecem o desabrochar de vários tipos de flores. As casas da Ilha da Madeira sempre possuíram belos jardins, e na era das colonizações, Madeira era um ponto de passagem de navios que iam à América e à África. As floristas já se aproveitavam da passagem destes viajantes para vender flores.

Esta tradição da Madeira e suas flores continua viva e é celebrada nesta data. Uma das tradições é o Cortejo Infantil, quando crianças se fantasiam de flores e desfilam pela cidade. Já o Cortejo Alegórico da Flor é o ponto alto da celebração, quando carros alegóricos e pessoas vestidas com motivos florais desfilam pelas ruas.

QUEIMA DAS FITAS
A Queima das Fitas é um evento tradicional de Portugal que acontece no país inteiro, mas a festa mais reconhecida e marcante é a de Coimbra. Isto porque trata-se de uma festa universitária, que marca a finalização da universidade pelos estudantes – e uma das maiores universidades de Portugal é a de Coimbra. O fim do ano letivo acontece no final de maio, quando os estudantes saem pelas ruas da cidade nos trajes típicos de universitários – roupa preta, camisa branca e capa preta -, e desfilam em carros alegóricos. Claro que a festa é regada a bebidas alcoólicas, música e muita diversão. O nome da festa vem de outra tradição: há uma real queima das fitas dos estudantes que também simboliza a finalização deste ciclo.

FESTA DE SANTO ANTÓNIO
A Festa de Santo Antônio em Lisboa, que acontece no mês de junho e se assemelha à festa junina brasileira, é uma das maiores festas tradicionais do país. O Santo Antônio é o padroeiro da cidade. Na ocasião, milhares de pessoas se reúnem nas ruas de Lisboa para a festança, que ocorre no mês de junho inteiro, com eventos todos os dias, e também com um cortejo que atravessa a Avenida da Liberdade, no dia 12 de junho.

Como já sabemos, Santo Antônio é santo casamenteiro, por isso, outra tradição da festa é realizar matrimônios sob a benção do santo também no dia 12. A festa é alegria pura, com muitas músicas tradicionais portuguesas, além de muito vinho e sardinhas assadas para comer

FESTAS SANJOANINAS
A Festa Sanjoaninas acontece na cidade de Angra do Heroísmo, na Terceira Ilha em Açores. É outra festa popular que atrai muitos visitantes à ilha de Açores, além de ser um dos símbolos da ilha. A festividade acontece no final de junho e dura pouco mais de uma semana, com muitas atrações típicas como concertos, feira taurina e marchas de São João. Na Feira Taurina de São João, por exemplo, você pode assistir às touradas e largadas de touros. Já as marchas de São João acontecem no auge da festa, em que milhares de pessoas participam das marchas com muita dança, música e diversão.

FEIRAS NOVAS
Localizada no norte do país, em Porto de Lima, a Feiras Novas é uma das romarias mais conhecidas de Portugal, que celebra Nossa Senhora das Dores. O evento ocorre em setembro, no centro histórico da cidade, com diversas atrações típicas. É possível assistir a uma apresentação das tunas académicas, que são bandas formadas por universitários, ouvir um concerto de música popular de bandas da região ou ainda assistir à queima de fogos que ilumina a cidade.

FESTAS DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
A Festa de Nossa Senhora dos Remédios acontece no norte de Portugal, em Lamego, no Alto Douro Vinhateiro, que inclusive é classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Esta é outra romaria importante que atrai muitos portugueses e estrangeiros para o incrível santuário da cidade, construído em 1750 – o palco da festa. A programação variada ocorre em setembro e conta com pontos altos como a Procissão do Triunfo, além de outros eventos culturais como concertos e queima de fogos.

E aí, qual destas festas você quer conhecer?

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top
Scroll to Top