Destino favorito de muitos brasileiros que desejam sair do país, existe uma crescente demanda de pessoas indo morar em Portugal. Por isso, decidimos criar este conteúdo que explicará a você o passo a passo necessário para essa mudança.
Muitos brasileiros sonham em se mudar para o exterior, e um dos destinos preferidos desses imigrantes é Portugal. Mas será que vale a pena viver em terras portuguesas? Quais são os benefícios de morar em Portugal? Como funciona a burocracia envolvendo o recebimento de salário e aposentadoria? Qual é o custo de vida?
Neste post, você terá acesso a um panorama completo com as principais informações a respeito do assunto. Vai conhecer as vantagens e desvantagens de viver em Portugal e entender quais são os cuidados que devem ser tomados antes de se mudar.
Você vai saber também como é a educação no país e quais as melhores cidades para morar em Portugal. Então, continue a leitura!
Por que muitos brasileiros estão decidindo morar em Portugal?
Portugal é considerado o quarto país mais seguro do mundo. Isso significa que as pessoas podem andar tranquilamente pelas ruas a qualquer hora do dia, sem o risco de sofrer assaltos.
Além disso, o transporte público é muito eficiente e os ônibus, metrô, trens e aviões são interligados. Dessa forma, é possível cruzar o país em poucas horas, sem se preocupar com o trânsito.
Vale lembrar que você não precisa ter carro próprio. Isso porque o transporte público é de qualidade e atende às necessidades de quem não quer comprar um veículo.
Outro fator que merece destaque é a saúde pública. Ela funciona muito bem, entretanto, de forma diferente do Brasil. Em Portugal, os atendimentos são gratuitos até os 18 anos. Após essa idade, são cobrados pequenos valores dos cidadãos.
A cultura de saúde dos portugueses é muito interessante, já que, geralmente, as famílias têm um médico que cuida de todos.
Não poderíamos deixar de falar da cultura local. Sem dúvida, o povo e a sua culinária são pontos altos do país. Os portugueses são muito receptivos e adoram os brasileiros que vão morar em Portugal, além de preparem cardápios únicos, inesquecíveis e muito saudáveis.
Qual é o custo de vida para morar no país?
É possível viver com um salário mínimo por pessoa, que em Portugal é de 705€ em 2022. Tudo depende de quanto você pagará de aluguel — o maior gasto para quem se muda para o país.
O custo de vida está atrelado muito ao estilo e às necessidades de cada um. De forma geral, pode-se afirmar que morar em Portugal é mais barato do que no Brasil. Principalmente no que diz respeito aos custos com alimentação e vestuário.
Como é a educação em Portugal?
A educação em Portugal é gratuita e de muita qualidade. O seu sistema conta com o infantário, o ensino básico, o ensino secundário e a graduação. Nas terras portuguesas, alunos e professores são motivados a proporcionar a inclusão de estrangeiros.
Confira, a seguir, como é a educação no país!
O sistema educacional é dividido em quatro fases
Em Portugal, a educação obrigatória se inicia no ensino básico, quando a criança está com 6 anos. Entretanto, há também os infantários que recebem os bebês.
Entenda um pouco sobre cada uma delas!
Infantário
Para bebês a partir dos 3 meses é possível utilizar os infantários. Há aqueles mantidos pelo governo e pela iniciativa privada, além das instituições sustentadas por fundações ou paróquias.
Os infantários, ou creches como chamamos no Brasil, não costumam ter muitas vagas disponíveis, mesmo na iniciativa privada. Com isso, alguns pais já entram na lista de espera assim que descobrem uma gravidez.
Optar pela rede privada pode custar, em média, 150 euros. Os infantários podem iniciar o trabalho às 7h ou 8h da manhã e finalizá-lo entre 18h e 19h. As vagas são abertas em setembro, mas as inscrições podem ser feitas desde janeiro.
Ensino básico
O ensino básico é o primeiro nível obrigatório do sistema educacional de Portugal. No país, as crianças dão início aos estudos a partir dos 6 anos. No total, o período de educação dura 12 anos.
A primeira etapa do sistema de educação em Portugal se divide em 3 ciclos:
primeiro ciclo — 1º ao 4º ano, com 25 horas semanais;
segundo ciclo — 5º e 6º ano, com 30 horas semanais;
terceiro ciclo — 7º ao 9º ano, com 30 horas semanais.
No país, o semestre começa em setembro e vai até janeiro do ano seguinte. Depois, retorna em fevereiro e finaliza em junho. Geralmente, as aulas iniciam às 9h e terminam às 15h30.
Ensino secundário
O ensino secundário é como se fosse o ensino médio no Brasil. Seu período é do 10º ao 12º ano. Ao ser concluído, os alunos poderão entrar para as universidades e fazer a graduação.
Graduação
A etapa de graduação é dividida em três etapas: licenciatura, mestrado e doutorado (ou doutoramento, como é chamado).
A primeira, tem duração de seis semestres (3 anos). Geralmente, os horários podem variar entre manhã, tarde e noite.
Após a licenciatura ser concluída, o estudante fica apto a tentar o mestrado, que dura entre 1 ano e meio e 2 anos. Por fim, o doutorado, que tem duração de 3 a 4 anos.
O ensino público não é totalmente gratuito
A escola pública tem um ensino de alta qualidade e não precisa pagar mensalidades. Entretanto, os pais ou responsáveis de alunos devem arcar com alimentação e material escolar.
O valor que será despendido vai variar conforme a renda de cada pessoa. Logo, quem tem recebimentos mais altos, paga mais. Essa avaliação é feita por meio do Imposto de Renda dos cidadãos.
O país tem quatro universidades entre as 500 melhores do mundo
Conforme o levantamento QS World University Rankings 2022, a mais bem posicionada é a Universidade de Porto. Ela está no 295º lugar e é uma das mais antigas e tradicionais do país.
Logo em seguida, vem a Universidade de Lisboa, no 356º lugar. Ela surgiu em 1290 e, em 2013, passou a ser a maior universidade do país em número de estudantes e orçamento fiscal.
A Universidade Nova de Lisboa aparece na 431ª posição. Fundada em 1973, é a universidade pública mais jovem da região metropolitana da capital do país.
Por fim, a Universidade de Coimbra, que está na 455ª posição. Ela foi criada em 1290 e possui 8 faculdades dentro do seu complexo.
Além dessas instituições, ainda figuram na lista do QS World University Rankings 2022:
Universidade do Minho;
Universidade de Aveiro;
Universidade Católica Portuguesa.
Quais são as melhores cidades para morar em Portugal?
Para ter qualidade de vida ao morar em Portugal, é fundamental escolher as melhores cidades. Confira algumas que separamos para você!
Porto
A cidade de Porto é conhecida por suas paisagens espetaculares e arquitetura. Por ser turística, seu custo de vida é elevado. Além disso, tem muito trânsito e escassez de moradia para alugar.
Entretanto, algo que pode chamar a atenção é a sua proximidade com algumas belas praias do país.
Aveiro
Aveiro é conhecida como Veneza Portuguesa. Ela recebe esse nome, pois tem vários canais de navegação que cortam a cidade, assim como no município da Itália. Aveiro está localizada na região central e fica próxima a belas praias e grandes cidades.
Lisboa
A capital não poderia ficar de fora da lista de melhores cidades para morar em Portugal. Afinal, é a maior do país. Lisboa conta com diversas atrações culturais e artísticas e tem excelentes oportunidades de emprego. Ela também é a favorita das pessoas com idades entre 18 e 40 anos.
Além disso, seus pontos fortes também são saúde, segurança e educação. Quem mora na cidade, ainda conta com um transporte público de ótima qualidade.
Coimbra
Morar em Coimbra é mais uma opção para quem deseja se mudar para Portugal. Ela é uma das cidades mais importantes do país e historicamente universitária. Afinal, ela sedia a Universidade de Coimbra, que tem cerca de 25% da sua população como estudante.
A cidade ainda é conhecida como uma das melhores para morar em Portugal e tem um clima muito parecido com o do Brasil.
Braga
Se a sua vontade é morar em Portugal para estudar ou curtir a aposentadoria, a cidade de Braga é um excelente lugar. Afinal, ela oferece programas tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos.
Faro
Para quem busca verões mais longos, clima meditârreo e praias calmas, Faro é a cidade mais indicada. Ela abriga um dos maiores aeroportos do país, além de ser considerada a porta de entrada da região e um centro turístico.
A cidade já recebeu prêmios de como a melhor para se aposentar em Portugal. Por isso, sua população tem faixa etária mais elevada. Entretanto, ela também abriga diversos estudantes, já que em Faro está situada a Universidade Algarve.
Setúbal
A cidade fica a cerca de 50 km da capital do país. Assim, Setúbal se torna uma excelente opção para quem quer ter um custo de vida mais baixo e morar próximo a Lisboa.
Além disso, a região tem uma forte atividade portuária e constantemente fortalece sua infraestrutura, principalmente nas áreas de educação e saúde.
Sintra
Sintra é uma vila que fica na região metropolitana próxima de Lisboa. Ela fica a 30 km da capital, sendo que a viagem de trem entre as duas cidades dura cerca de 40 minutos.
Por fim, os avanços tecnológicos fazem com que Sintra fique nos maiores rankings de desenvolvimento de educação e saúde do país.
Quais são as exigências burocráticas para se morar em Portugal?
Se você deseja morar em Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar, precisa dar entrada em um pedido de visto para o país. Esse processo é feito junto à embaixada e ao consulado de Portugal no Brasil.
Existem também aqueles específicos para aposentados. Por isso, você deverá solicitar o documento de acordo com o seu perfil.
Independentemente do visto desejado, é importante ressaltar um ponto. As autoridades portuguesas não indicam, e nem garantem, a legalização de nenhum imigrante que vá para Portugal como turista e tente solicitar o visto por lá.
Além disso, a autorização para morar só é aprovada se houver uma justificativa plausível para viver no país. Por exemplo, uma matrícula em um curso do ensino superior ou um documento que comprove a existência de uma proposta de emprego.
Quem tem cidadania portuguesa ou europeia não precisa se preocupar, já que, nesses casos, é possível morar em qualquer país da Europa.
Além disso, se você estiver pensando em ir para Portugal apenas para curtir a sua aposentadoria, saiba que é possível receber o benefício no país. Você ainda pode ter acesso a um visto específico. Para tal, basta atender aos requisitos exigidos pela embaixada no momento da solicitação.
Se você tem o desejo de morar em Portugal, é importante começar sua mudança com um bom planejamento financeiro e pessoal. Além de conhecer bem o país de destino, você deve avaliar a documentação necessária e todos os processos burocráticos envolvendo envio e recebimento de dinheiro.
Também é interessante fazer uma boa pesquisa imobiliária. Isso vai ajudar na escolha de um imóvel com uma boa localização e que esteja alinhado com as suas perspectivas e planos pessoais.
Você quer morar em Portugal? Então, aproveite para descobrir quais são as melhores universidades para fazer o mestrado no país.
Resumindo
Quais são as vantagens de morar em Portugal?
Segurança, saúde pública de qualidade, transporte público, custo de vida e cultura.
O que eu preciso para ir morar em Portugal?
Obter o visto específico de acordo com o seu objetivo: trabalho, estudo ou aposentadoria.
Qual o valor necessário para morar em Portugal?
É possível viver com um salário mínimo por pessoa, que em Portugal é de 705€ em 2022. Entretanto, o custo de vida vai depender muito do estilo e das necessidades de cada um. De forma geral, pode-se afirmar que morar em Portugal é mais barato do que no Brasil.
O que um brasileiro precisa para morar em Portugal?
É preciso dar entrada em um pedido de visto para Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar. Esse processo é feito junto à embaixada e ao consulado de Portugal no Brasil. Existem também vistos específicos para aposentados. Por isso, deve-se solicitar o documento de acordo com o objetivo.